2012 | RELATÓRIO SUSTENTABILIDADE - page 16-17

RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE ’12
DAMOS VIDA AOS AEROPORTOS
5
Sem prejuízo da definição de um plano de ação para 2013, admitem-se ajustamentos para os planos futuros, decorrentes da nova estrutura acionista da empresa.
6
Situações extraordinárias registadas em 2012, designadamente as decorrentes do evento meteorológico de Faro, não permitiram atingir totalmente o objetivo.
7
Não inclui impactos decorrentes da adoção, pela primeira vez, da IFRIC 12.
4.1
Em termos de gestão da sustentabilidade, a empresa
tem uma estrutura dedicada, cujos contornos têm
vindo a ser ajustados. O Conselho de Responsabilidade
Social e Sustentabilidade (CRSS) tem atualmente
funções representativas, executivas e consultivas,
sendo constituído por um Presidente, que assegura
a coordenação da eficiência do modelo, e por três
conselheiros com a representação de cada um dos pilares
(económico, social e ambiental).
O núcleo executivo, constituído pelo coordenador
executivo e pelo suporte administrativo, tem a
responsabilidade de garantir o cumprimento dos planos,
orçamentos e objetivos, bem como de definir e dinamizar
as iniciativas com os
focal points
+
. O núcleo executivo
contribui para facilitar os trabalhos entre as unidades
organizativas. No que diz respeito aos
focal points
+
especialistas e de suporte –, é sua responsabilidade
dinamizar as atividades ligadas à responsabilidade social
e sustentabilidade nas suas unidades organizacionais e
implementar o cumprimento de objetivos, planos e ações
nas suas direções.
Reforço de parcerias com
stakeholders
de
referência nacional, nomeadamente Turismo
de Portugal, AICEP e AHP.
Garantir a abertura de mais dez novas rotas
nos aeroportos sob gestão da ANA, S.A.
Introdução da base de tráfego da easyJet,
com cinco novas rotas Schengen, no
aeroporto de Lisboa.
Parcialmente concretizado.
Foi registado um crescimento
de 2,9% dos
cash costs
6
.
Parcialmente concretizado.
O EBITDA alcançado foi na
ordem dos 185,8milhões
de euros
7
; o rendimento por
passageiro foi de 6,58 euros.
•Garantir a abertura de 17 novas rotas
nos aeroportos sob gestão da ANA, S.A.
•Aumentar a capacidade de passageiros
na rota para o Dubai da Emirates.
1 • CRIAR VALOR
COMPROMISSO
ESTRATÉGICO
CAPTAR NOVAS
ROTAS
EXPANDIR A
CAPACIDADE DOS
AEROPORTOS
RACIONALIZAR
CUSTOS E POTENCIAR
O AUMENTO DA NOSSA
BASE DE PROVEITOS
OBJETIVO DEFINIDO
PARA 2012
NÍVEL DE
PROGRESSO
OBJETIVO
PARA 2013
CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO
CONSELHO DE
RESPONSABILIDADE SOCIAL
E SUSTENTABILIDADE
Núcleo executivo
Coordenador executivo
e suporte
Focal points
DIREÇÕES DE SUPORTE E
ESPECIALISTAS
Presidente CRSS
Económico + Social + Ambiental
Operacionalização da gestão da Responsabilidade Social
e da Sustentabilidade.
Gestão de aspetos funcionais com os
focal points.
Apoio às atividades do plano de Responsabilidade Social
e Sustentabilidade.
Orientações estratégicas de Responsabilidade Social
e Sustentabilidade 2012/2016
Conclusão de 95% do Plano de
Desenvolvimento do aeroporto de Lisboa
(Portela), iniciado em 2007, no valor global
de 380 milhões de euros.
Continuação das obras relativas ao Plano de
Desenvolvimento do aeroporto de Faro, no
montante global de 130 milhões de euros.
Obtenção de ganhos de eficiência de 5% na
gestão dos custos operacionais (
cash costs
).
•Manter um EBITDA na ordem dos
190 milhões de euros e uma
margem EBITDA próxima dos 50%.
•Atingir um volume de negócios
na ordem dos 370 milhões de
euros, fruto da forte aposta no
desenvolvimento dos negócios Não
Aviação.
•Investir 25 milhões de euros na
construção do novo
Busgate
Norte e na
ampliação dos terminais e sistemas de
tratamento de bagagens.
•Investir quatro milhões de euros na
ampliação e remodelação da aerogare.
•Investir 3,1 milhões de euros
em parques, novos acessos viários,
curbsides
+
e reordenamento
paisagístico, remodelação das zonas
de estacionamento e circulação
de automóveis e consequente
reordenamento paisagístico.
Concretizado.
Concretizado.
Concretizado.
Concretizado.
Foram concluídos 92% do
Plano de Desenvolvimento
do aeroporto de Lisboa.
Manutenção de uma estrutura financeira
equilibrada, reduzindo o nível de
endividamento em 3,4%.
Alcançar um EBITDA na ordem dos 180
milhões de euros e um rendimento por
passageiro de 6,72 euros
Concretizado. O valor inicial
foi revisto para 94 milhões
de euros.
16
17
A exigência de um bom desempenho económico, social
e ambiental é um compromisso diário na atividade da
ANA, S.A. Consciente de que a responsabilidade social
e a sustentabilidade devem ser materializadas por um
conjunto de ações mensuráveis e que potenciem a criação
de valor no longo prazo, foi aprovado um documento com
as orientações estratégicas 2012/2016, alinhado com o
plano operacional da empresa e com as expectativas das
partes interessadas, de acordo com a consulta realizada
no início de 2012. Anualmente, o cumprimento dos
compromissos assumidos para o ano será monitorizado,
e serão definidas as medidas a implementar no ano
seguinte. Trata-se de uma perspetiva consistente
de acompanhamento do desempenho nestas áreas,
totalmente integrada com o negócio da empresa.
Na tabela que se segue apresentam-se os compromissos
definidos para 2012, assim como o plano de ação para
2013
5
.
1,2-3,4-5,6-7,8-9,10-11,12-13,14-15 18-19,20-21,22-23,24-25,26-27,28-29,30-31,32-33,34-35,36-37,...118
Powered by FlippingBook