2012 | RELATÓRIO SUSTENTABILIDADE - page 20-21

RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE ’12
DAMOS VIDA AOS AEROPORTOS
Não foram definidos objetivos.
Realizar um estudo de
Procedimentos de Noise
Abatement para o aeroporto
do Porto.
Elaborar mapas estratégicos
de ruído para o aeroporto de
Lisboa.
Promover a comunicação interna através
dos meios adequados e disponíveis na
empresa.
Concluir o projeto Capital Humano
com a definição dos Planos de
Desenvolvimento Pessoal de todos os
colaboradores, bem como os Planos de
Desenvolvimento das Equipas.
Promover a participação de todos
os
focal points
para a RSS em ações
de formação certificadas pela
GRI - Elaboração de Relatórios de
Sustentabilidade.
Promover a mobilidade interna,
melhorando o sistema de comunicação
sobre as oportunidades em aberto
e as possibilidades de receção das
candidaturas internas.
Parcialmente concretizado.
Contudo, uma vez que ainda
está em concurso o Calculo
da Pegada de Carbono da
ANA, S.A. 2012 a avaliação do
cumprimento deste objetivo
só poderá realizar-se no
próximo relatório
de sustentabilidade.
• Estabelecer protocolos com entidades que
ofereçam produtos / programas que beneficiem
a faixa etária “Desafios + 55“, com vista à
promoção do envelhecimento saudável e ativo.
• Criar um programa que tenha como objetivos
planear e preparar a transição dos colaboradores
da vida ativa para a reforma.
• Rever o plano de redução de ruído
do aeroporto de Lisboa.
• Remodelar a intranet enquanto canal
privilegiado de comunicação interna, com
o objetivo de melhorar a comunicação
transversal, o motor de pesquisa e a
navegação, incluir mais processos de negócio,
possibilitar mais personalização, incluir redes
sociais e Web 2.0 e possibilitar a mobilidade,
a partilha do conhecimento e o trabalho
colaborativo.
• Continuar a (in)formar os colaboradores sobre
o modelo da Avaliação de Desempenho
através de campanhas comunicacionais ou
workshops dirigidos aos vários públicos-alvo.
• Operacionalizar os resultados decorrentes
do projeto do Capital Humano.
• Operacionalizar a metodologia decorrente
do novo produto Diagnóstico de Necessidades
de Desenvolvimento (DND).
• Continuar a promover a mobilidade interna
de colaboradores.
• Reforçar os mecanismos da oferta
e da procura de recursos humanos.
• Propor novas soluções para reforçar a cultura
de conciliação da vida profissional com a vida
pessoal dos colaboradores.
• Continuar a fazer girar a Roda do Conhecimento,
projeto que tem como objetivo ajudar e premiar
os filhos dos colaboradores da ANA, S.A. ao
longo do seu percurso académico.
• Alargar o leque de protocolos com entidades
externas para benefício dos colaboradores em
áreas estratégicas de atuação dos respetivos
agregados familiares: alimentação, mobilidade;
saúde bem-estar e cultura.
4 • PROTEGER O AMBIENTE
COMPROMISSO
ESTRATÉGICO
COMPROMISSO
ESTRATÉGICO
RECONHECER O
MÉRITO
CAPACITAR OS
COLABORADORES
PROMOVER A
IGUALDADE DE
OPORTUNIDADES
RESPONDER AO
DESAFIO DAS
ALTERAÇÕES
CLIMÁTICAS,
ATRAVÉS DA GESTÃO
VOLUNTÁRIA DE
CARBONO
AUMENTAR
A EFICIÊNCIA
ENERGÉTICA,
REDUZINDO OS
CONSUMOS E
INVESTINDO EM
NOVAS TECNOLOGIAS
E SENSIBILIZANDO OS
COLABORADORES
ASSEGURAR O
BEM-ESTAR DOS
COLABORADRES
OBJETIVO DEFINIDO
PARA 2012
OBJETIVO DEFINIDO
PARA 2012
NÍVEL DE
PROGRESSO
NÍVEL DE
PROGRESSO
OBJETIVO
PARA 2013
OBJETIVO
PARA 2013
Reduzir em 10% as emissões (âmbito 1 e 2),
face aos resultados de 2008 (descontando
os aumentos resultantes da expansão dos
aeroportos de Lisboa e Faro).
Alcançar as metas de redução dos consumos
de energia atendendo às seguintes metas
(TEP/TU) face a 2011: Lisboa +3,5%, Porto
-1%, Faro -1% e Açores -1%”.
Implementar o sistema Smartmetering nos
aeroportos de Lisboa, Porto, Faro e Açores.
• Calcular a Pegada de Carbono
+
da ANA, S.A. relativa ao ano de 2012.
• Continuar a implementar as
medidas definidas no plano de ações.
• Rever a Política de Carbono.
• Alcançar as metas de redução dos
consumos de energia atendendo às
seguintes metas (TEP/TU) face a
2012: Lisboa +14,5% (em virtude
do aumento da área do terminal,
associada sobretudo à área comercial);
Porto -2%; Faro -2%; Beja -2%;
Açores -1%.
• Concluir a implementação do sistema
Smartmetering.
Concretizado.
Concretizado.
Concretizado.
Concretizado.
Parcialmente concretizado.
Ainda se encontra em fase
de testes.
Concretizado.
Concretizado.
Concretizado.
Concretizado.
Estabelecer protocolos com entidades
externas para benefício dos colaboradores
em áreas estratégicas de atuação
dos respetivos agregados familiares:
alimentação, mobilidade, saúde e bem-
estar e cultura.
ADOTAR INICIATIVAS
DE PROMOÇÃO PARA
O ENVELHECIMENTO
ATIVO NO CONTEXTO
EMPRESARIAL
GERIR OS IMPACTES
DIRETOS E INDIRETOS
DA NOSSA ATIVIDADE,
NOMEADAMENTE
OS ASSOCIADOS AO
RUÍDO E QUALIDADE
DO AR
20
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3 • APOSTAR NOS COLABORADORES
Não foram apresentados objetivos no
relatório de sustentabilidade de 2011.
• Alcançar as metas de redução dos
consumos de água atendendo às seguintes
metas (m
3
/TU) face a 2012: Lisboa - 1%;
Porto -0,01%; Faro 0%; Beja -2%;
Açores -1%.
• Realizar estudo de deteção de fugas
em troços relevantes da rede de água no
aeroporto de Lisboa.
• Alcançar as metas de taxa de valorização
de resíduos atendendo às seguintes metas
(%) face a 2012: Lisboa + 1%; Porto 0%,
Faro +1%; Beja 0% e Açores +1%.
• Implementar ações de sensibilização
ambiental com vista à valorização de
resíduos.
PRESERVAR OS
RECURSOS NATURAIS,
NOMEADAMENTE AO
NÍVEL DA CONSERVAÇÃO
DA ÁGUA E DO
INCREMENTO DA TAXA
DE VALORIZAÇÃO DE
RESÍDUOS
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